Manutenção Preventiva e Corretiva

O principal motivo para manutenção e limpeza de ar condicionado são os ambientes fechados que impedem a circulação do ar, fazendo com que a umidade permaneça sempre a mesma, pois o ar que circula no interior do ambiente não é renovado, mantendo os poluentes nele existentes, como fungos, poeira, fumo, bactérias, ácaros e bolor. Podemos sentir os efeitos da poluição do ar logo após a exposição ou podemos senti-los anos depois. O ar condicionado consegue prevenir e reduzir estes efeitos negativos para a saúde.

• PMOC - Plano de manutenção, operação e controle Plano de Manutenção Operação e Controle, exigido na Portaria nº 3523, de 28 de agosto de 1998. Nele é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. É especificado também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local. Garantindo assim boa qualidade no ar do ambiente, não oferecendo risco à saúde dos ocupantes. PMOC é obrigatório para todas as empresas cujo sistema de climatização possuir capacidade acima de 5TR (60.000 BTU/h). Mesmo que está capacidade seja atingida pela soma de pequenos sistemas dentro de um mesmo ambiente.

• Os riscos de não implantar o PMOC o risco de desencadear uma microepidemia de doenças oriundas da má qualidade do ar (síndrome do edifício doente). 20% de usuários de um mesmo ambiente, apresentando algum tipo de problema relacionado a contaminação do ar, já caracteriza uma microepidemia. - Ser multado por não cumprimento da portaria 3.523 e Re 176. A multa pode chegar à R$ 200.000,00. - Responder a processo judicial de reparação de danos por promover disseminação ou agravamento de doenças respiratórias pré-existentes em ocupantes do ambiente climatizado. Estes processos, normalmente são promovidos por ex-ocupantes ou ex-funcionários do ambiente.

• Ganhos com Manutenção Preventiva: - Redução efetiva dos seus custos com energia elétrica; - Proteção contra quedas de tensão; - Melhor funcionamento do compressor, aumentando sua vida útil; - Obtenção de ar puro, livre de bactérias responsáveis por doenças respiratórias; - Efetiva limpeza de espirais, colméias, filtros evaporadores e condensadores; - Proteção de armações metálicas, evitando corrosão; - Equilíbrio do sistema de refrigeração, com prolongamento da vida útil do equipamento; - Redução de gastos com a troca de peças, panes e quebras de aparelhos